Defesa de Sarney pede acesso ao pedido de prisão contra o peemedebista

A defesa do ex-presidente José Sarney solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso ao pedido de prisão contra ele apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR). As informações são do jornal O Globo.

Suspeito de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, na última terça-feira (7), a PGR pediu a prisão domiciliar de Sarney, com monitoramento eletrônico e uso de tornozeleira. Pelo mesmo motivo, a PGR pediu a prisão de outros membros do PMDB: o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o senador Romero Jucá (RR). O STF ainda vai deliberar sobre as prisões.

Defesa do Sarney pede punição

A defesa de Sarney também pediu investigação para punir os responsáveis pelo vazamento de gravações realizadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que revelam conversas com o ex-presidente.

O advogado de Sarney, Antonio Carlos de Almeida Castro, pediu acesso às gravações e à delação premiada de Machado. A ideia é fazer a defesa antes de uma decisão do STF sobre o pedido de prisão.

Na avaliação do advogado, a gravação se deu de forma “obscura e estranha” e o vazamento teve por objetivo “constranger” o STF no sentido de decretar as prisões.

Se confirmadas [gravações], poderão não apenas escancarar uma faceta sombria, anti-democrática e não republicana de determinados órgãos investigativos, mas podem revelar uma estratégia deliberada de tentar provocar e jogar a população contra o Poder Judiciário, como se o Supremo Tribunal Federal fosse ceder a pressões”, aponta a defesa de Sarney, em referência aos vazamentos.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *