Nem Dilma nem Temer; pesquisa aponta que brasileiros preferem novas eleições

Segundo informações divulgadas pela BBC Brasil, 52% dos brasileiros apoiam a convocação de um pleito antecipado para outubro, quando já ocorrem as eleições para prefeitos e vereadores em todo o país. A pesquisa é da consultoria Ipsos.

O total de 52% que prefere essa solução para a crise é a soma de dois grupos: 38% que dizem que o melhor seria Temer ser mantido à frente do Palácio do Planalto e convocar a nova disputa eleitoral, mais os 14% que preferem que Dilma volte ao Palácio do Planalto.

A Constituição brasileira diz que a próxima eleição para o cargo mais importante do país deve ocorrer apenas em 2018. Por isso, a antecipação das eleições, na verdade, pode acontecer com aprovação de ampla maioria do Congresso (três quintos dos parlamentares) ou se os cargos de Temer e Dilma ficarem vagos ainda este ano. Politicamente, porém, aprovar a medida é complicado.

Detalhes

Ainda segundo a pesquisa, 20% responderam que a melhor saída seria que a petista retornasse ao cargo de presidente e concluísse o mandato, enquanto 16% disseram confiar em Temer comando do país. Apenas 12% não souberam ou não quiseram responder.

Vale lembrar que a previsão no calendário do Senado acerca da decisão final sobre Dilma deve ocorrer no fim de agosto.

O levantamento, realizado entre os dias 1 e 12 de julho, entrevistou 1.200 pessoas presencialmente, em 72 cidades do país. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *