Analista de Opinião Pública Elga Lopes fala sobre violência doméstica contra mulheres

A Lei Maria da Penha é conhecida por 99% dos brasileiros, afirma a Analista Elga Lopes responsável pelo DataSenado, Instituto de Pesquisa do Senado Federal. Apesar disso, o Brasil não conseguiu diminuir os níveis elevados de violência contra a mulher brasileira: 82% das entrevistadas pelo DataSenado em agosto de 2015 afirmaram já ter sofrido algum tipo de violência doméstica. Mas o percentual que mais assusta, segundo Elga Lopes é o que representa as mulheres agredidas, que não denunciam o agressor: uma a cada cinco vítimas aceita calada a agressão.

As pesquisas do DataSenado sobre o assunto mostram, na visão de Elga Lopes que o principal avanço promovido pela lei é ter colocado luz sobre o assunto e despertar a sociedade para a gravidade do tema. Segundo 89% das entrevistadas, se elas presenciarem ato violento contra outra mulher, farão a denúncia. Ou seja, briga de marido e mulher passou a ser caso de polícia e as brasileiras não concordam mais com este tipo de covardia.

Metodologia da pesquisa

O DataSenado, Coordenado por Elga Mara Teixeira Lopes aplica desde 2005 a cada dois anos pesquisa sobre o tema. As sondagens são feitas por meio de amostragem com entrevistas telefônicas. A população considerada é a de mulheres com 16 anos ou mais, residentes no Brasil, e com acesso a telefone fixo. A margem de erro admitida é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado nos resultados da pesquisa é de 95%.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *