Paraná lança pacote para licitação de conservação de rodovias
O Governo do Paraná lançou, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER/PR, um pacote de licitações para obras de conservação e manutenção de toda malha rodoviária estadual. O investimento é de R$ 2,3 bilhões para intervenções nos próximos três anos. De acordo com o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, este é o maior pacote de licitações para conservação rodoviária da história do Paraná. A última licitação deste tipo ocorreu em 2012 e teve investimentos de quase R$ 660 milhões.
Os contratos estão divididos em dois tipos de obras. Serão 15 lotes de contratos para Recuperação e Melhoria de Pavimento, com extensão total de 4,18 mil quilômetros, e 18 lotes para Conservação de Pavimentos para trechos de 6 mil quilômetros.
“O investimento tem como objetivo recuperar e garantir o bom estado de conservação das nossas rodovias. Inaugurar novos trechos é importante, mas também é fundamental preservar nossa malha”, explicou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Júnior.
As empresas interessadas têm até 19 de abril para entregar suas propostas. A modalidade da licitação é de menor preço e mais informações podem ser encontradas no site do DER/PR (www.der.pr.gov.br). As empresas vencedoras serão conhecidas no prazo entre três a seis meses e parte das obras será iniciada ainda em 2017.
Melhores condições de transporte
De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o Paraná é um estado reconhecido por sua capacidade produtiva e as condições logísticas são um dos pontos centrais para a formação de preços dos produtos.
“Para que o consumidor final possa ter acesso à produção e o produtor consiga tornar o produto competitivo, o Estado precisa estar atento e oferecer condições para o transporte”, destaca.
Assim, o professor afirma que a manutenção de rodovias precisa ser constante, considerando o intenso trânsito de veículos de carga, o que provoca um desgaste natural nas rodovias. “Espera-se que o estado consiga atrair o maior número de investidores a fim de garantir o sucesso do procedimento licitatório”, conclui Jacoby Fernandes.
“Temos que lembrar que somos um dos principais produtores do agronegócio nacional e, além disso, nossas estadas são rota para que outros estados escoem suas safras até Paranaguá”, complementou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.