GDF publica regulamento para valorização das Boas Práticas na Gestão Pública

Buscando estimular os servidores a adotarem boas práticas e proporem iniciativas inovadoras, o Governo do Distrito Federal – GDF publicou a Portaria nº 240/2017, que aprova os procedimentos para a concessão do Prêmio Inovação na Gestão Pública do DF – InovaBrasília. O objetivo é reconhecer e premiar, anualmente, projetos que evidenciem práticas inovadoras de gestão.

Serão premiadas iniciativas relacionadas às seguintes categorias: atendimento ao cidadão, uso eficiente dos recursos públicos, valorização do servidor, uso das tecnologias de informação e comunicação: resultados para a sociedade, práticas transformadoras, inclusão social, participação e controle social, e desburocratização. O regulamento destaca que prática inovadora de gestão é toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Para concorrer ao prêmio, será necessário que os órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional do DF apresentem os projetos que tenham, pelo menos, seis meses de implementação e apresentem resultados decorrentes de práticas inovadoras de gestão que sejam verificáveis por meio de evidências. Além disso, devem ser desenvolvidos e gerenciados por equipes compostas por, no mínimo, dois e, no máximo, oito servidores públicos envolvidos com o trabalho.

Seleção das melhores iniciativas

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes destaca que a Gestão Pública precisa estar em constante aperfeiçoamento, o que representa a necessidade de se buscar sempre a melhor forma de atender às demandas da sociedade.

“Afinal de contas, de que vale um Estado, se suas instituições são deficientes e a prestação dos serviços não chega a seus destinatários?”, indaga Jacoby.

Como critérios de avaliação para o processo de reconhecimento pelo Prêmio InovaBrasília serão considerados: a relevância do resultado produzido; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com organizações do setor público ou privado; aspectos de sustentabilidade; e viabilidade em termos de relação custo-benefício.

As premiações oferecidas serão o troféu InovaBrasília e uma quantia em dinheiro, a ser definida, aos projetos que alcançarem a primeira colocação, por categoria. Será premiada também a menção honrosa aos projetos que tenham obtido a segunda colocação, por categoria. Os demais, receberão certificado de participação aos membros de equipes de projetos que tenham sido encaminhados pela Comissão Técnica de Avaliação ao Comitê Gestor InovaBrasília.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *