Aegea Saneamento obtém R$ 155 milhões para investir em concessionárias

A empresa Nascentes do Xingu, uma das concessionárias da Aegea Saneamento, obteve R$ 155 milhões no mercado por meio da emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura.

A emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura garantirá a execução de obras em municípios do Mato Grosso

A companhia fará investimentos para reduzir as perdas de água, ampliar a capacidade do sistema de abastecimento e aumentar a rede de coleta e tratamento de esgoto.

Os recursos serão aplicados em obras em municípios do Mato Grosso, nas concessionárias Águas de Campo Verde S.A., Saneamento Básico Pedra Preta, Águas de Primavera e Águas de Sorriso.

O lançamento dos títulos foi apenas o segundo no setor de saneamento básico

Setor de saneamento básico.

Com isso, a Aegea teve êxito em acessar o mercado de capitais, além de alongar o perfil da dívida e garantir a possibilidade de diversificar os instrumentos de captação de recursos para investimentos e obras.

Os papéis terão prazo de vencimento de sete anos e um mês e serão amortizados em duas parcelas, em 2023 e 2024.

A credibilidade conquistada pela empresa, em apenas sete anos, no mercado levou a agência de classificação de risco Fitch a atestar as debêntures com nota AA

Os títulos incentivados de infraestrutura dão direito a isenção de impostos para investidores estrangeiros ou pessoa física, conforme regramento previsto pela Lei Federal nº 12.431 de 2011.

A norma incentiva as formas de financiamento de projetos de infraestrutura e amplia a possiblidade de as empresas acessarem o mercado de capitais em busca de recursos de longo prazo. Somente projetos considerados prioritários pelo governo se enquadram nessa modalidade de emissão de títulos. 

Solidez

Interessada em garantir a sustentabilidade dos negócios por meio de mecanismos de financiamento que garantam a solidez da companhia, a Aegea estruturou uma operação complexa, mesmo com apenas sete anos no mercado.

Além dos papéis de dívida, a empresa possui linhas de crédito com bancos, instituições financeiras de fomento. Também possui investidores internacionais, como o International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, o Fundo Soberano de Cingapura (GIC) e o Fundo Global de Infraestrutura (GIF).

Os investimentos têm garantido à Aegea 23,6% do mercado no setor de saneamento privado.

A empresa Aegea está presente em 48 cidades de 10 Estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí.

Criada em 2010, a companhia atende 5,4 milhões de pessoas e desenvolve soluções sob medida para cada localidade.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *