Programas socioeducacionais reforçam atuação sustentável da Aegea

A atuação das concessionárias da Aegea Saneamento, distribuídas por 48 cidades em dez estados brasileiros, é marcada pelo compromisso com a sustentabilidade não apenas em suas operações, mas também por uma série de frentes socioeducacionais, destinadas a estabelecer uma relação transparente e aberta com as comunidades onde está presente.

Saúde, meio ambiente, uso responsável dos recursos naturais, conscientização sobre a importância do saneamento básico e transparência estão entre as prioridades dos programas desenvolvidos pelas concessionárias da Aegea. Um dos exemplos mais bem-sucedidos é o Saúde Nota 10, voltado para levar educação ambiental a estudantes da rede pública e privada.

Criado pela Águas Guariroba, concessionária em Campo Grande (MS), o Saúde Nota 10 já atendeu mais de 90 mil alunos de 109 unidades de ensino na capital sul-mato-grossense. Desde 2013, a iniciativa passou a ser adotada também pela Prolagos, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, e em Águas do Mirante, em Piracicaba (SP).

Espécies frutíferas e árvores nativas do cerrado

A Águas Guariroba é celeiro de outras iniciativas que permitem o compartilhamento de práticas de responsabilidade ambiental e relacionamento com seus públicos. O viveiro mantido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles, em Campo Grande, produz por ano 50 mil mudas de espécies frutíferas e árvores nativas do cerrado, que são distribuídas para plantio em instituições, escolas e áreas públicas. O viveiro integra o Programa Manancial Vivo, uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura de Campo Grande e a Agência Nacional de Águas voltada para a preservação de mananciais.

Já o programa Afluentes tem como objetivo aproximar a empresa das lideranças comunitárias dos bairros atendidos, visando conhecer suas necessidades, opiniões e sugestões. Hoje, o programa está presente em várias concessionárias da companhia.

Desde julho de 2016, a Aegea é uma das signatárias do Pacto Global das Nações Unidas. A defesa dos direitos humanos, dos direitos do trabalho, do meio ambiente e do combate à corrupção são os princípios sustentados pelo Pacto, os quais são seguidos e difundidos junto aos funcionários e às comunidades onde a companhia está presente.

 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *