Moisés Carvalho Pereira da dicas de como escolher um lote/terreno de acordo com seu perfil

Moisés Carvalho Pereira, socio do Grupo Buriti listou pontos importantes que devem ser considerados na hora da decisão

O momento de escolher um lote/terreno é muito importante para qualquer pessoa, idealizar, planejar e construir a casa da maneira que sempre sonhou também é um grande passo. E na hora de escolher, um aspecto indispensável é a localização e para ter a certeza que fará um bom negócio, que envolve tempo, planejamento e investimento, é fundamental estudar todos os fatores que precisam ser avaliados para tomar a decisão correta.

Cada pessoa ou família buscam o local ideal para sua moradia, uns buscam fácil acesso ao trabalho, outros áreas pacatas onde o verde predomina, tem também os que priorizam estar próximo de serviços importantes como escolas, hospitais e comércio. Por essa razão, o sócio-diretor do Grupo Buriti, Moisés Carvalho Pereira, apresenta algumas dicas fundamentais para que a pessoa encontre o lote/terreno exatamente no perfil desejado.

Localização

É o mais importante de todos os aspectos. Por exemplo, pessoas solteiras costumam buscar por regiões mais próximas dos grandes centros e de fácil acesso ao local de trabalho, aos meios de transporte, bares e restaurantes. Já as famílias, geralmente as que possuem filhos, optam por regiões de fácil acesso a escolas, hospitais, com áreas verdes e opções de lazer para as crianças e adolescentes.

Aqueles que estão em busca de tranquilidade optam por áreas mais afastadas dos centros. Geralmente, estão em busca de locais que garantam privacidade, uma dica neste caso é optar por comprar mais de um lote, construindo a residência ao centro, isolando dos ruídos dos vizinhos, e ficando com áreas livres em torno para melhor aproveitamento e possível construção de uma área de lazer.

Por outro lado, há os que preferem locais com mais vizinhos, oferecendo um convívio social maior e até mais ‘segurança’. Por fim, é preciso analisar os pontos que o futuro morador acha mais relevante para ter a qualidade de vida desejada.

Preço

Se a pessoa é solteira ou a família possui apenas uma fonte de renda e desejam realizar o sonho da casa própria, sem ajuda de terceiros, é importante lembrar que a recomendação sempre é não comprometer o salário todo com a parcela e construção, pois imprevistos sempre acontecem. O ideal é fazer um planejamento completo em que possa pagar pelo lote/terreno mensalmente, construir a moradia, mobiliar, entre outros detalhes e que ainda sobre dinheiro para se manter no decorrer dos meses, diz Moisés Carvalho Pereira.

Para as famílias que contam com mais de uma renda os gastos poderão ser mais flexíveis e administráveis, porém, em ambos os casos o planejamento é fundamental ao sucesso da compra do lote/terreno e construção da residência dos sonhos.

É importante ressaltar que esse é um dos momentos que mais exigem cuidados. Os compradores devem programar, depois das análises e planejamento, o valor que poderá gastar com a parcela do lote/terreno, construção do imóvel, sem que isso comprometa o orçamento mensal das despesas mínimas da pessoa ou família.

Moisés Carvalho Pereira e os passos para a Casa dos sonhos

Não é só a localização e o preço que devem pautar a escolha do lote/terreno. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o espaço e tipo de imóvel que se planeja construir. Por isso, é preciso saber quais são as necessidades dos compradores para que o projeto seja assertivo. Uma dica é analisar e levantar todas as necessidades de todos que irão morar na casa e, a partir daí, começar a desenhar o imóvel. Por exemplo, quantidade de dormitórios, banheiros, vagas na garagem, área de lazer, jardim ou piscina e etc. Mesmo aqueles que moram sozinhos devem pensar no futuro, caso aconteça uma união ou tenham animais de estimação.

A escolha da casa própria é bastante individual, mas deve ser feita de forma muito racional. Diversos itens impactam na qualidade de vida, na capacidade de pagamento e até no potencial de valorização de uma propriedade. Independentemente do tipo de imóvel que a pessoa escolher, é fundamental buscar garantias de que ele vai atender às suas expectativas e às principais necessidades da família futuramente. O principal é escolher o local adequado ao seu perfil, fazer uma pesquisa sobre a região, conversar com vizinhos, comerciantes e outras pessoas sobre a localização, porque construir seu lar é um investimento importante, um patrimônio durável que, se bem escolhido, elevará o seu valor ano após ano, finaliza Moisés Carvalho Pereira.

Veja outras dicas do Grupo Buriti sobre as vantagens e desvantagens de comprar uma casa pronta x construir

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *