Ouvidorias prestarão informações sobre serviços públicos em evento neste fim de semana

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU participará, neste fim de semana, da 25ª edição da Ação Global, que ocorrerá simultaneamente em 27 cidades do País. O órgão promoverá a aproximação da Ouvidoria-Geral da União com os cidadãos, com a montagem de estandes, para que possam receber orientações e registrar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões para simplificação sobre serviços públicos em geral, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

A iniciativa pretende estimular a participação e o controle social na melhoria da gestão, além de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos dos usuários de serviços públicos. Na edição da Ação Global do ano passado, as ouvidorias públicas prestaram um total de 11,6 mil atendimentos a cidadãos em todo o Brasil.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a aproximação das ouvidorias da comunidade por meio de eventos como a ação global, além de permitir que os cidadãos realizem duas queixas e denúncias, promove as ações do Ministério da Transparência, apresentando a todos o potencial de ganhos para o Estado Brasileiro de um sistema de controle interno forte e bem instalado.

É importante lembrar que o desenvolvimento do Sistema de Ouvidorias é uma prioridade do Ministério, que, inclusive, presta auxílio para outros entes federados no desenvolvimento de suas próprias ouvidorias, a fim de tornar ainda mais efetivo o controle social”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *