TJDF decide que Judiciário pode impor políticas públicas ao Executivo

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal – TJDFT entendeu que o Ministério Público pode interferir, por meio judicial, na implementação de políticas públicas realizadas pelo Poder Executivo para assegurar os direitos garantidos pela Constituição Federal. Assim, a Turma manteve a sentença de condenação do DF para recuperar o sistema de monitoramento por imagens da unidade de internação de menores infratores a fim de fazer o acompanhamento visual de todas as dependências.

O Estado não pode se ausentar de cumprir com o dever constitucional de assegurar aos adolescentes, principalmente aqueles submetidos a medida socioeducativa de internação, o ‘direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão’, nos termos do art. 227 da CF”, afirmou o relator da ação, desembargador Sandoval Oliveira.

Em decisão de 2015, o Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF citou que o princípio da reserva do possível não pode ser invocado pelo Executivo para deixar de cumprir decisão que o obriga a fazer obras de reforma em presídios. Ou seja, o Executivo não pode justificar sua omissão em cumprir o que manda a Constituição com argumentos baseados na conveniência da Administração. A decisão do STF foi tomada em recurso com repercussão geral reconhecida, motivo pelo qual a tese se aplica a todos os recursos que tratam da matéria.

Desse modo, segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, em primeira instância, o DF foi condenado a recuperar o sistema de monitoramento por imagens de unidade de internação. Inconformado com a decisão, a representação do governo sustentou a ausência de obrigação legal que impusesse o monitoramento por vídeo e afirmou, ainda, que o Poder Executivo tem discricionariedade para tomar decisões administrativas, considerados os limites da legalidade.

A polêmica da interferência entre os poderes

Vale destacar que a Administração Pública se submete ao império da lei, até mesmo no que toca à conveniência e oportunidade do ato administrativo: uma vez demonstrada a necessidade de obras objetivando a recuperação do solo, por exemplo, cumpre ao Poder Judiciário proceder à outorga da tutela específica para que a Administração destine verba própria do orçamento para esse fim. É importante registrar, porém, que o limite da interferência judicial na gestão continua sendo tema polêmico. Isso porque o princípio da segregação de poderes deve ser preservado e muito bem delimitado, para evitar que se imiscua as atividades”, afirma.

De acordo com o professor, é importante ressaltar, no entanto, que as políticas públicas são essenciais, pois são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *