Baleia Rossi integra, pela terceira vez, lista dos“Cabeças do Congresso” mais influentes de 2018
Líder do MDB na Câmara desde 2016, Baleia Rossi (SP) foi eleito um dos 65 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo estudo do Diap (Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar).
Em sua 25ª edição, a lista “Cabeças do Congresso” reúne os deputados que mais se destacam ao longo do último ano e exercem grande influência no cenário político brasileiro. Esta é a terceira vez que Baleia Rossi é incluído no levantamento.
Os “Cabeças do Congresso” são, na definição da pesquisa, “aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas”, descreve o Diap.
Baleia Rossi, o Negociador
Segundo o órgão, Baleia é descrito como “negociador” influente e faz parte do grupo dos parlamentares que têm a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e buscam iniciar canais de interlocução com a população. De acordo com o levantamento, para ser um bom negociador é preciso ter credibilidade, controle emocional, habilidade no uso das palavras, discrição e, principalmente, saber respeitar a vontade da maioria do seu grupo político.
Ao longo do ano, o deputado federal Baleia Rossi liderou a bancada do MDB para aprovar projetos de interesse da população em diversas áreas. Entre os principais projetos, o deputado ajudou na aprovação da medida provisória que concedeu pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda e a medida que permitiu o saque do PIS/Pasep aos trabalhadores com tempo de contribuição.
Os direitos das mulheres
Além disso, Baleia Rossi articulou o apoio maciço do MDB em favor de projetos nas quais tratam sobre os direitos das mulheres. Ajudou ativamente na aprovação do projeto que torna crime a divulgação de cenas de estupro e o aumento da pena para estupro coletivo. Assim como, defendeu o projeto que determina a criação de reserva de vagas para mulheres em todos os legislativos do país.