Para Brasil, principais temas no G20 são comércio, clima e trabalho

O comércio internacional, as mudanças climáticas e o futuro do trabalho são as principais pautas do Brasil nas negociações da Cúpula do G20, que irá reunir os líderes das 20 maiores economias do mundo, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina. 

O presidente Michel Temer desembarcará em Buenos Aires com um grupo de ministros e chegou a convidar o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para acompanhá-lo.

O diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Ministério das Relações Exteriores, ministro Luiz Cesar Gasser, salientou a importância dos temas escolhidos pelo Brasil e explicou:

“Comércio internacional é um tema que preocupa o governo brasileiro. É de extrema relevância”. 

Umas das preocupações do Brasil é em relação à Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde o ano passado, os Estados Unidos têm rechaçado a nomeação de novos juízes para o Órgão de Apelação da OMC, composto por sete membros. Atualmente, o tribunal tem apenas quatro juízes, o que resultado em atrasos na análise de disputas comerciais entre os países.

Há cerca de um mês, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, apontou os riscos de paralisação do mecanismo de solução de controvérsias do organismo multilateral. O Brasil foi uma das 12 nações convidadas pelo Canadá para discutir o futuro da organização.

Entenda

O G20 tem importância central para o Brasil por se tratar de um foro de governança global que reúne as principais economias do mundo, afima o Itamaraty. Segundo o órgão, há um formato flexível no grupo, que facilita o debate e a formação de consensos, o que se torna especialmente relevante em momentos como o atual, em que o multilateralismo é questionado.

Da Redação, com Agência Brasil

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *