Serviço público precisa se qualificar mais para dar retorno à sociedade

A administração pública brasileira precisa se reciclar para prestar um serviço de mais qualidade à sociedade, defende o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU). Para ele, o setor público tem um entendimento equivocado sobre seu papel social. Em consequência disso, acrescenta, parece se sentir desobrigado de entregar à população os resultados do seu trabalho, como se apenas a mera disposição legal ou constitucional fossem suficientes para garantir a sua existência.
“A sociedade hoje questiona a necessidade de certas instituições existirem”, observa Dantas. Tanto é assim, assinala, que a coletividade propõe retirar algumas delas da estrutura do Estado. Por isso, o setor público deve seguir a área privada e buscar sempre entregar mais e melhor para manter a sua própria sobrevivência, enfatiza Dantas, que recentemente presidiu uma comissão de juristas, criada pela Câmara dos Deputados, para elaborar propostas de modernização da administração pública.
Segundo o ministro, o aperfeiçoamento da administração pública também passa por ações voltadas a reduzir os riscos de fraudes e corrupção. O TCU, lembra, tem importante papel, porque a sua principal atribuição é contribuir para qualificar o serviço público por meio do controle externo. Uma parte essencial desse trabalho é o reforço da cultura ética, o que possibilita, ao mesmo tempo, melhorar os serviços e evitar eventuais deslizes que possam comprometer sua imagem institucional.
Dantas ressalta, entretanto, que o país já avançou muito na qualificação da administração pública federal.

“Se compararmos a qualidade da prestação dos serviços atuais com a da década de 1990, veremos que houve uma evolução notória”, pontua. “Mas o modelo permite aperfeiçoamentos, especialmente em relação ao corporativismo. Isto porque as melhorias conquistas ainda não foram suficientes para satisfazer a coletividade.”

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *