Enap abre 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público
Por meio da Resolução nº 677/2019, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap autorizou a realização da 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público. A premiação é realizada desde 1996 e busca valorizar iniciativas de servidores que promovam melhorias na gestão pública. O concurso tem o objetivo de valorizar os servidores que se dedicam a repensar as atividades cotidianas por meio de inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.
Para a 23ª edição, foram selecionadas algumas categorias, como: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal; inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo federal; inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital. A premiação ocorrerá em evento público, onde serão selecionadas as cinco melhores iniciativas de cada categoria.
Já os critérios de avaliação são: inovação; resultados e/ou impactos; utilização eficiente de recursos; parcerias; participação dos beneficiários; mecanismos de transparência e controle social; grau de replicabilidade (ou seja, de as iniciativas serem reproduzidas em outros locais) e grau de sustentabilidade. As regras do 23º Concurso Inovação no Setor Público serão publicadas em breve por meio de edital específico.
Edições anteriores
Na 22ª edição do concurso, foram selecionadas 15 iniciativas, dentre elas o TaxiGov, que permitiu a servidores se deslocarem no Distrito Federal por meio de aplicativos móveis; o Painel de Preços, que facilitou a pesquisa de preços durante os procedimentos licitatórios; e o projeto Controladoria na Escola, que levou ensinamentos sobre ações de controle interno aos estudantes.
As iniciativas vencedoras compõem o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap e podem ser acessadas por todos os interessados.
Necessidade de inovação
Os cidadãos têm cada vez mais expectativas de melhoria em relação aos serviços públicos e estão questionando cada vez mais sobre a qualidade das políticas públicas implementadas. Os desafios enfrentados pelo setor público estão se multiplicando a cada instante, por isso, é necessário fazer cada vez mais em prol do cidadão.
O advogado Matheus Brandão, do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, destaca que no setor público a burocracia impede que as boas ideias sejam implementadas e convertidas em soluções. Mesmo com muitas pessoas criativas e mentes brilhantes, muitas das ideias não saem do papel. Por isso, é muito importante esse tipo de ação, pois possibilita encontrar e implementar soluções importantes para os entraves públicos.
“A inovação só se torna solução quando implantada e em funcionamento. Por isso, encontrar soluções, colocar em prática e acompanha-las são essenciais para o bom funcionamento do serviço público”, afirma Matheus Brandão.