O grande negócio dos eSports
Os eSports podem parecer uma simples fonte de entretenimento, mas na realidade são uma das indústrias que têm o maior desenvolvimento econômico da atualidade, com competições que têm prêmios maiores que o próprio Brasileirão.
Os prêmios dos eSports: Maiores do que no futebol
A indústria dos eSports teve um crescimento exponencial nos últimos anos, e o fator econômico é um dos que permitem obter uma melhor comparativa disso. Justamente no Brasil, o site Exame ressalta que esse mercado possui um perfil traçado há alguns anos, onde o monitoramento de eSports pelo público brasileiro tem apresentado um aumento constante em relação aos anos anteriores, encarando aos eSports como uma modalidade cada vez mais profissional. Embora o crescimento da atividade econômica no Brasil seja consistentemente superior ao da indústria de eSports, os eventos que ocorrem dentro deste país permitem ter uma referência no crescimento dessa indústria de entretenimento digital. Em um exemplo mais específico, o site UOL mostrou que o prêmio pago no mundial do game ‘DOTA 2‘ foi maior que o do prémio do Brasileirão em 2018, já que o torneio de eSports, chamado ‘The International‘, distribuiu quase R$ 106 milhões, muito acima dos R$ 63,7 que o maior torneio de futebol do país repartiu entre os vencedores.
A economia por trás dos eSports
Continuando com o exemplo anterior, no torneio ‘The International‘ houve certamente representantes brasileiros, com o time paiN Gaming, que apesar de terminar em último no seu grupo, recebeu R$ 265 mil por sua participação nesta competição. Grandes competições como a previamente mencionada são apoiadas por um número crescente de patrocinadores e financiamento coletivo de torcedores do eSports, e os atletas que participam desses eventos recebem salários que podem ultrapassar R$ 15 mil, quando fazem parte de equipes profissionais. Nesse contexto, o site de finanças e economia Forbes publicou uma lista das empresas de eSports mais valiosas do mundo, como a americana Cloud9, avaliada em US$ 310 milhões e que participa de campeonatos de videogames como League of Legends, Overwatch, ou CS: GO, além de ter um grande número de patrocinadores internacionais. Uma das maiores equipes de eSports do Brasil, é chamada de MiBR e seu principal patrocinador é a plataforma de apostas online Betway. Este site também dedica uma seção para eSports, onde compartilha suas previsões sobre torneios como a Pro League de Rainbow Six, a Overwatch League de Overwatch, ou a Brazil Game Cup do CS: GO.
Embora os brasileiros da equipe MiBR tenham sido recentemente eliminados da 7ª Temporada do StarSeries i-League, que foi disputada na China, e teve um prêmio total de US$ 500 mil, conforme mostrado pelo site The Enemy, a franquia cresceu consistentemente e já ganhou o apoio de mais patrocinadores como a Razr, Mountain Dew, ou Nitto Tire, desde a sua fundação em 2003.
DE AMARELINHA REPRESENTANDO O BRASIL NO MAJOR!
The jersey that represents our home, BRAZIL!#AquiEBrasil#SomosMIBR🇧🇷 pic.twitter.com/64rkiDZF8X
— MIBR (@mibr) February 20, 2019
O mundo digital no Brasil
Conforme publicado pelo site eSporTV, o Brasil é o terceiro maior público de eSports do mundo, superando os 7,8 milhões de entusiastas de eSports, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Em termos econômicos, isso representou um movimento de US$ 655 milhões em 2017, e tem a projeção de ultrapassar US$ 1 bilhão neste 2019. Além de considerar o planejamento de políticas internacionais para o crescimento econômico do Brasil, uma das primeiras estratégias que podem ser seguidas no campo dos esportes virtuais é o planejamento do desenvolvimento sustentável da indústria de eSports dentro do país. É fato que, devido ao aumento dos valores monetários que a indústria de eSports tem no Brasil, as políticas econômicas em torno dessa indústria esportiva digital devem ser consideradas no curto prazo. Desde 2017, o TCU recomendou o aperfeiçoamento da governança esportiva, criando planos estratégicos com metas e objetivos de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e, devido ao seu desenvolvimento, os eSports devem ser incluídos a curto prazo nesta área.
Os eSports são parte de um dos mercados que estão se desenvolvendo mais na atualidade, com o acompanhamento de milhões de espectadores ao redor do mundo. Além disso, a participação de grandes patrocinadores como clubes esportivos como o Manchester City, ou o Clube de Regatas do Flamengo, atrai ainda mais atenção para os eSports.
Muito bom o conteúdo deste site. Sou Flamengo de coraçao mas torço par todos os times gostei bastante.
Legal, vou compartilhar com meus amigos!