Portal gov.br oferece mais de 3 mil serviços
O portal gov.br tem mais de 3 mil serviços públicos cadastrados em seu ambiente virtual, com o objetivo de modernizar o Estado e simplificar o acesso aos serviços pela sociedade. Toda vez que o cidadão precisar de informações sobre um serviço público de saúde, educação, emprego, legislação, água e saneamento, economia e finanças, cultura e até previsão do tempo, basta acessar o portal.
Além dos detalhes sobre a prestação de serviço de forma presencial, aproximadamente 45% dos serviços cadastrados na plataforma fazem parte do rol de serviços públicos digitais que o cidadão pode usufruir sem precisar sair de casa. Entre os serviços que podem ser obtidos por meio digital estão a obtenção da carteira de trabalho, o alistamento militar, a consulta à Carteira Nacional de Habilitação, a emissão do Certificado Veterinário Internacional, a doação de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a habilitação para acesso à redução de tarifas de importação de autopeças e a Restituição ou Compensação de Créditos.
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, afirma que o Brasil se tornará mais eficiente devido a modernização dos serviços prestados, com um ambiente de negócios mais ágil e com mais comodidade para à população. “Os cidadãos não querem saber quem é o responsável pelo serviço, mas sim que ele seja prestado com qualidade e rapidez”, destacou.
Diminuição da burocracia
Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a agilidade e a eficiência nas atividades administrativas são prioridades que todos buscam para a minimização de tempo consumido desnecessariamente com serviços burocráticos e dispensáveis.
“Precisamos de medidas inovadoras, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo. Hoje, por exemplo, possuímos ferramentas tecnológicas que possibilitam a prestação de contas em tempo real, o que seria um imenso ganho no quesito transparência se fosse devidamente implantado. O portal e a oferta de vários serviços podem contribuir para a diminuição da burocracia e a medição frequente da qualidade pelo Poder Público garantirá o avanço no caminho da eficientização”, destaca Jacoby Fernandes.