Dario Saadi: médico, gestor e ficha limpa

Conheça mais sobre a história de Dario Saadi, o candidato a prefeitura de Campinas

Dario Saadi quer ser prefeito de Campinas. Formado em medicina, ele chegou à cidade na juventude, para fazer faculdade e ficou. Foi presidente do Hospital Municipal Mario Gatti, vereador por 4 mandatos e secretário municipal. Hoje, ele é um dos favoritos da população para gerir o município. Mas quem de fato é Dario Saadi e o que o credencia para administrar uma das cidades mais importantes do país?

Dario é um dos urologistas mais respeitados de Campinas. Desde cedo, começou a trabalhar na saúde pública, atendendo sempre pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Recém-formado, liderou um movimento entre os colegas de profissão para melhorar as condições de trabalho no Hospital Municipal Mario Gatti. Maior unidade hospitalar da cidade, o lugar sofria com instalações precárias para médicos e pacientes

Médico e gestor

Dario Saadi Médico e gestor
Dario Saadi Médico e gestor

A liderança de Dario e o bom trabalho como médico fizeram com que ele se destacasse entre seus pares. Um ano depois, em 1993, o então prefeito Magalhães Teixeira nomeou Saadi como presidente do Mario Gatti. “Foi uma das missões mais importantes da minha vida”, afirma o médico. “Ali expandi muito da minha visão sobre como o médico pode cuidar das pessoas na consulta e também fazendo uma gestão eficiente dos serviços públicos”, explica.

A experiência na presidência do hospital foi transformadora não apenas para Dario Saadi. À frente do Mario Gatti, o médico criou a unidade de internação para pacientes HIV-Aids, implantou o serviço de cirurgia pediátrica e credenciou o hospital para o serviço de residência médica, hoje um dos mais disputados do país. 

Carreira política

Gestor ficha limpa, Dario Saadi decidiu levar seus conhecimentos em gestão pública para a política. Em 1995, ingressou na Câmara de Vereadores como suplente. A partir daí, seria eleito por outras três vezes consecutivas para o cargo. Ao todo, foi vereador por 18 anos. 

Em seus mandatos, criou projetos de lei que impactaram positivamente a vida na cidade. É de sua autoria a lei que criou o Índice de Qualidade de Vida, que ajudou a reduzir o índice de mortalidade infantil na cidade a um dos mais baixos do país. Também criou a lei que proíbe o cigarro em lugares fechados e o Índice de Qualidade Ambiental, para reduzir a poluição e aumentar o cuidado com o meio ambiente. 

Prefeito ficha limpa

Em 2015, Dário foi nomeado secretário municipal de esportes e lazer de Campinas. Criou 400 novos eventos esportivos na cidade, ampliou o acesso a equipamentos públicos, como praças, piscinas e quadras poliesportivas. Neste ano, decidiu disputar a prefeitura de Campinas. Ao longo de tanto tempo de vida pública, manteve-se ficha limpa e nunca se envolveu com escândalos. Se ganhar, a cidade seguirá em boas mãos.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Dario Saadi: médico, gestor e ficha limpa

  • 28/11/2020 em 10:42
    Permalink

    A lei que proíbe o fumo é federal, e não municipal, não podendo ser sua elaboração atribuída ao candidato. O texto é forçado. O que o candidato fez foi ampliar as restrições, não elaborar a lei.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *