Renan lembra que Dilma prometeu segurança padrão Copa do Mundo e cobra governo
Os governadores dos estados compareceram, nesta quarta-feira (20), no Congresso Nacional para uma reunião com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha. Na quinta (21), Renan e Cunha vão estabelecer uma pauta conjunta para atender as principais demandas dos estados. Renan Calheiros lembrou que, durante a campanha presidencial, a presidente da República, Dilma Rousseff, prometeu que União e estados atuariam de forma conjunta para garantir segurança pública para a população.
– Esse foi um compromisso eleitoral da presidente, reiterado no discurso de posse. Essa é uma grande oportunidade para que a gente possa cobrar o compromisso da presidente da República no sentido de que seja dividida a responsabilidade da segurança pública com o governo federal e os estados – disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, para os governadores.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin também ressaltou o item segurança como prioritário para atender às demandas dos estados. Ele pediu que a presidente Dilma não corte verba da área.
“É uma questão extremamente relevante, e uma tarefa de todos: da União, dos estados e dos municípios. E é importante o recurso do fundo de segurança e a utilização do recurso, que ele não seja contingenciado. Governar é escolher. E essa é uma das principais prioridades do país”, afirmou o tucano.
O evento contou com a presença maciça dos governadores. Todos estiveram presentes, à exceção dos de Amapá, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, que mandaram os vices, e do Rio de Janeiro, que foi representado pelo secretário da Fazenda.