Com Dilma fora, Lula vai a Brasília discutir crise
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Brasília hoje. Depois dos novos detalhes da Operação Lava Jato, com o depoimento do empreiteiro Ricardo Pessoa, ele vai comandar reuniões do PT e cobrar reação às novas denúncias que atingem o partido e o Palácio do Planalto. Enquanto isso, Dilma Rousseff segue sua viagem aos Estados Unidos.
De acordo o jornal Folha de S. Paulo, Lula vai jantar com as bancadas do PT no Congresso. O encontro foi agendado antes do aprofundamento da crise que atinge o governo. Antes do compromisso, ele se reunirá com dirigentes do partido. Os temas dos encontros serão a Lava Jato, a relação com o aliado PMDB e a agenda do governo após a aprovação do ajuste fiscal.
Críticas
O ex-presidente tem feito críticas públicas à condução do governo. Emissários de Dilma o procuraram na semana passada e pediram a Lula que reassumisse a liderança da reação petista. Nas palavras de um assessor presidencial, Dilma, Lula e o PT sabem que são uma coisa só, e “ninguém vai superar essa crise sozinho”. Contudo, os dois não se falaram depois da revelação dos novos detalhes dos depoimentos de Ricardo Pessoa.
E as reuniões de hoje podem ter reações bastante negativas e causar um embaraço ainda maior. Uma liderança petista teria afirmado ao Valor Econômico, em condição de anonimato, que se uma análise de Lula a um grupo de religiosos, há cerca de 10 dias, causou furor, as