Brasil tem 142 prefeitos cassados desde 2012

Desde as últimas eleições municipais, em 2012, o Brasil teve 142 prefeitos cassados e retirados de seus cargos pela Justiça Eleitoral. Ou seja, uma média de um a cada oito dias. A constatação foi feita por meio deum levantamento do site G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, outros 99 foram cassados, porém ocupam os cargos com liminares e recursos. mantêm no cargo com liminares e recursos. Isso, vale lembrar, a poucos meses das próximas eleições.

Razões

A maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e ou corrupção durante a campanha. Há também aqueles que tiveram a conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).

O cientista política Malco Camargos, da PUC Minas, ressalta que esse número vem aumentando eleição após eleição.

Se por um lado as regras eleitorais têm ficado mais rígidas e as promotorias eleitorais mais atuantes, de outro há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo”, destaca.

Um outro ponto importante é que hoje há uma maior possibilidade de registro de provas com os meios eletrônicos, de gravação. Fica mais fácil obter imagens que revelam práticas não permitidas nas eleições”, apontou ao site G1.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *