Juiz do DF suspende nomeação de Lula

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal de Brasília, que esteve recentemente nas manifestações contra o governo e publicou mensagens contra Dilma e Lula em seu perfil no Facebook,suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

A decisão foi anunciada por meio de uma liminar. Ainda cabe recurso da medida. Como argumento ojuiz afirma que a nomeação de Lula “em tese, é de intervenção do Poder Executivo, no exercício do Poder Judiciário. Ato que obsta ou é destinado a obstar o seu [do Judiciário] livre exercício”.

No entendimento do juiz da 4ª Vara do Distrito Federal, há indícios de crime de responsabilidade na nomeação de Lula. A decisão tomada foi sobre uma ação popular movida por um advogado.

À Folha de S.Paulo, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que não há amparo legal para a liminar do magistrado e destacou que o governo irá recorrer da decisão.

Lula tomou posse como ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 10h30. Ao entrar no salão, Lula foi ovacionado aos gritos de “Lula guerreiro do povo brasileiro” e “não vai ter golpe!”.

Já do lado de fora do Palácio, milhares de pessoas protestavam contra o governo Dilma e a posse de Lula.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *