Ministério Público de SP denuncia quatro por ataques racistas a jornalista da Globo

O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta terça-feira, 21, quatro pessoas suspeitas pelo crime de racismo contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo. Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Castor Sales, Kaique Batista e Luis Carlos Félix Araújo são acusados ainda de injúria, falsidade ideológica, corrupção de menores na internet e outros crimes cibernéticos. 

Maju, como a apresentadora da rede Globo é conhecida, foi alvo de ataques racistas em julho de 2015, na página oficial do Jornal Nacional, no Facebook.

A denúncia

Internautas escreveram posts preconceituoso sobre a cor da pele da repórter em uma publicação, na qual a foto dela estava estampada.

De acordo com a Promotoria, os quatro “juntamente com outras pessoas ainda não identificadas nos autos, associaram-se para formar uma sociedade criminosa cibernética, visando ao cometimento de crimes de falsidade ideológica e, posteriormente, de racismo, de injúria qualificada e de corrupção de menores, com estabilidade e permanência, no denominado ciberespaço”.

Para tanto, aponta o documento, “valeram-se de dados falsos, por eles próprios imaginados, com os quais abriram contas na rede mundial de computadores (internet) em nomes de terceiros, já indicados acima como nick names, omitindo-se dados verdadeiros, seus nomes e demais dados qualificativos reais nas referidas aberturas de “contas”. Tal providência tinha como um dos objetivos a autoproteção e a busca da impunidade, dificultando sua identificação, especialmente porque pretendiam valer-se de tais identidades falsas para a criação de grupos do Facebook que se caracterizavam como verdadeiras gangues virtuais”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *