Câmara e Senado escolhem novos presidentes

A Câmara dos Deputados decide hoje, 2, quem será o novo presidente da Casa, que comandará os trabalhos pelos próximos quatro anos. São seis candidatos na disputa: Jovair Arantes (PTB/GO); Luiza Erundina (Psol/SP); Júlio Delgado (PSB/MG); Andre Figueiredo (PDT/CE); Jair Bolsonaro (PSC/RJ); e Rodrigo Maia (DEM/RJ). Também serão escolhidos os integrantes da nova mesa diretora da Câmara. O prazo para o registro das candidaturas se encerrou na noite de ontem.

Além de comandar os trabalhos do Plenário da Câmara, o presidente da Casa também é o escolhido para ocupar a Presidência da República nos afastamentos de Michel Temer, já que o País não conta com um vice-presidente. Para vencer, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos em primeiro turno. Se houver segundo turno, ganhará o mais votado. O processo eleitoral é secreto e pode ser iniciado com quórum mínimo de 257 deputados.

Já no Senado Federal, a eleição ocorreu na noite de ontem, 1. Foi apresentada uma chapa única capitaneada pelo senador Eunício Oliveira. A chapa foi confirmada com 75 votos a favor e apenas quatro contrários, sem abstenções. Também foi eleita a mesa diretora da casa.

Aliado do presidente Michel Temer, Eunício vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB/AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano. Considerado um político habilidoso pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.

Sessão movimentada

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a escolha do presidente da Câmara será acompanhada com bastante atenção pelo Governo Federal e por toda a sociedade, uma vez que diversos projetos de interesse do Palácio do Planalto dependerão de o novo presidente colocá-los em pauta.

“Embora o Governo Federal tenha se declarado sem candidato, sabe-se que a escolha afetará diretamente os planos do presidente Michel Temer. Espera-se uma sessão movimentada no dia de hoje”, observa Jacoby Fernandes.

Vale destacar que cada candidato terá 10 minutos para defender a sua plataforma no Plenário da Câmara dos Deputados. O resultado deverá sair até o final da tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Câmara e Senado escolhem novos presidentes

  • 02/02/2017 em 21:10
    Permalink

    Horror a esse congresso! Ar irrespirável!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *