Governo cria Conselho para desburocratizar o Brasil

O Governo Federal expediu o decreto que cria o Conselho Nacional para a DesburocratizaçãoBrasil Eficiente. Dentre as competências do grupo, consta assessorar o presidente da República na formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, para promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a melhoria da prestação de serviços públicos às empresas, aos cidadãos e à sociedade civil.

Cabe também ao grupo recomendar ao Ministério do Planejamento a adoção de prioridades e metas na atualização e na elaboração de futuras versões da Estratégia de Governança Digital – EGD no que se refere às políticas, às prioridades e às metas relativas à simplificação administrativa, à modernização da gestão pública e à melhoria da prestação de serviços.

A norma prevê que os ministérios deverão elaborar e encaminhar anualmente, até o dia 31 de março, ao Conselho Nacional para a Desburocratização, em conjunto ou isoladamente, suas propostas de desburocratização com identificação das principais ações e projetos de simplificação administrativa, modernização da gestão pública e melhoria da prestação dos serviços públicos às empresas, aos cidadãos e à sociedade civil, no âmbito de suas respectivas competências.

Fim da burocracia é necessário

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, que foi membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, explica que a defesa da desburocratização no âmbito administrativo é fundamental para o país.

“A agilidade e a eficiência nas atividades administrativas são prioridades que todos buscam para a minimização de tempo consumido desnecessariamente com serviços burocráticos e dispensáveis. Precisamos de medidas inovadoras, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo”, afirma.

Ainda enquanto presidente interino, Michel Temer já destacava a necessidade de buscar medidas para tornar o Estado mais eficiente e diminuir a burocracia existente na Administração Pública, de modo a permitir mais agilidade no acesso aos serviços públicos. O discurso se coadunava com outros diversos setores da economia, que questionavam a dificuldade do relacionamento com os órgãos governamentais.

A discussão não é recente. Ainda no ano de 2005 foi instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública com o objetivo de estimular e apoiar os órgãos e entidades públicos a implementarem medidas de fortalecimento em sua gestão interna, a fim de oferecerem serviços de melhor qualidade aos cidadãos.

Já em maio do ano passado, o Ministério do Planejamento instituiu o Projeto Agiliza, que tinha como objetivo central descomplicar a vida dos cidadãos, das empresas e dos servidores. O projeto permite que cidadãos e empresários participem da sua formatação, a fim de que haja valorização do indivíduo como parte na tomada de decisões. Há, ainda, uma comissão de juristas formada por 20 integrantes, tendo o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antônio Dias Toffoli como relator e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell Marques como presidente.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *