Tramitação de documentos Federal pode ser realizada por aplicativo

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou nas principais lojas virtuais o aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que permite que servidores de órgãos públicos possam assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

Se a instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as orientações para adesão que estão disponíveis na página do Ministério do Planejamento.

“Ao lançarmos o aplicativo damos mais um passo em direção a uma Administração Pública mais eficiente, menos burocrática e atenta às facilidades que a inovação tecnológica proporciona. A possibilidade de tramitar processos e documentos a partir de um simples toque na tela do celular ou do tablet deve resultar em maior agilidade e praticidade nos trâmites administrativos”, ressalta o secretário de Gestão do Ministério, Gleisson Rubin.

Para ver o passo a passo para começar a utilizar o aplicativo, acesse o portal do Ministério do Planejamento.

O SEI já está presente em quase toda a Administração Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade”, diz Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.

Promoção da transparência

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4, que foi o órgão que criou e cedeu gratuitamente o SEI para o Governo Federal.

“Hoje o SEI é a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional e reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema. Por intermédio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel, resultando em mais celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, além de promover transparência”, afirma Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *