Osmar Terra ajuda a negociar solução entre caminhoneiros e governo
“Agora podemos aproveitar esse momento difícil para encontrar soluções concretas e definitivas, incluindo a redução de preço feita pela Petrobras nesta noite de 10% no preço na refinaria e ainda mais uma redução dos impostos Cide e Pis/Cofins”.
A afirmação é do ex-ministro do Desenvolvimento Social, deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), e foi feita em meio a uma das maiores greves já promovidas pelos caminhoneiros Brasil afora.
Na avaliação de Osmar Terra, este é o momento de dialogar e tentar, enfim, chegar a um acordo entre o governo e as lideranças dos caminhoneiros.
“Estou ao lado dos caminhoneiros trabalhando para que seu movimento tenha um resultado positivo e definitivo! Desde 2015, estamos juntos lutando para viabilizar essa atividade econômica. Naquele ano, o Governo petista enrolou e em nada atendeu os profissionais do transporte de carga”, lembrou o ex-ministro, em postagem no Facebook.
Após quatro dias de paralisação, os efeitos da greve de caminhoneiros foram sentidos em várias partes do país e em vários setores econômicos, causando problemas de abastecimento e impactos na produção.
Em Brasília, 60% dos postos não têm mais combustíveis. Além disso, em diversos estados, supermercados já estão controlando a saída de produtos para não faltar nas prateleiras até o fim da paralisação.
“Nós não podemos deixar os caminhoneiros suportarem um aumento tão grande quanto o que ocorreu no último mês”, apontou Osmar Terra.
Osmar Terra disse ainda que “conversou longamente com o presidente Michel Temer”.
No diálogo, assegurou, “foi negociada, então, a retirada do Cide do óleo diesel. Isso reduz um pouco o preço, mas acredito que não seja suficiente. Vamos ter que avançar mais nessa questão”.
O ex-ministro adiantou que fez contato com algumas lideranças do Rio Grande do Sul na tentativa para viabilizar uma reunião que ocorreu nesta quinta-feira, às 14h.
“O trabalho dos caminhoneiros afeta a vida de todos os brasileiros. Essa greve é justa, mas também tem que ter um fim para não prejudicar em demasia a população. E esse fim tem que ser um acordo e é isso que estamos buscando. Desejo sorte aos caminhoneiros, minha solidariedade e meu empenho em negociar tudo o que for possível”, destacou Osmar Terra.