Governo participará de debate sobre o uso da análise de dados para melhoria da gestão pública

Na próxima semana, órgãos do Governo Federal se reunirão para o 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública, para promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília, podendo ser acompanhado remotamente por todos os interessados.

O Seminário é organizado conjuntamente pela Controladoria-Geral da União – CGU, Tribunal de Contas da União – TCU e pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Para realizar a inscrição, o interessado precisa acessar o portal do TCU e seguir as instruções.

No caso de participação presencial, deve-se inserir o código S261C2A47E – as vagas são limitadas a 480, em razão da capacidade do auditório.

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, não há que se falar em modernização da Administração se não levarmos em conta as profundas e rápidas mudanças que a tecnologia tem promovido na produção, nas pesquisas e na gestão de informações.

“A utilização de métodos de análise de dados é um desses instrumentos aperfeiçoados pela tecnologia e que permitem encontrar diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão pública”, afirma.

Assim, segundo o professor, o encontro será bastante produtivo para que a Administração Pública perceba as boas práticas implantadas pelos órgãos.

“O TCU, por exemplo, possui importantes instrumentos de análise de informações utilizados pelos seus auditores na análise da aplicação dos recursos. Instrumentos que poderão auxiliar outros órgãos nas suas atividades-fim”, destaca Jacoby Fernandes.

Programação do Seminário

A CGU será representada pela equipe do Observatório da Despesa Pública.

No dia 25, Leonardo Sales, titular da área, realiza palestra com o tema

  • “Utilizando grafos para identificar o toma-lá-dá-cá das campanhas eleitorais”.

Já no dia 26, o auditor Fernando Sola Pereira conduz oficina sobre

  • “Introdução ao Python e Pandas para Análise de Dados”.

Em seguida, será a vez do servidor Gustavo Van Erven falar sobre

  • “Teoria e Prática de Grafos”.

Para verificar a informação completa clique aqui.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *