INSS tem novo sistema para verificar pagamento de benefícios

O Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS lançou, na semana passada, o Projeto de Transformação Digital, que é a construção de sistemas para o melhor aproveitamento das informações de posse da autarquia. Diante disso, o Instituto aprovou a implantação nacional do Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios – SVCBEN e do Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios – QDBEN.

O Sistema de Verificação tem por objetivo analisar a Folha de Pagamento de Benefícios, de forma preventiva e automática, para identificar inconsistências e irregularidades. As inconsistências são as situações em que não há o conjunto de dados necessários para realização das verificações de forma consistente. Já as irregularidades representam as situações em que, após identificação das inconsistências, tenham sido constatadas situações de impedimentos à manutenção dos benefícios.

Assim, a partir da identificação de inconsistências ou irregularidades, as unidades locais do INSS serão responsáveis pelo saneamento dos casos, visando manter a Folha de Pagamento de Benefícios devidamente atualizada e regular. As inconsistências e os indícios de irregularidades serão objeto de consolidação e organização no Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios, juntamente com os resultados das ações relacionadas às suas correções.

Desafios de gestão

Diante da movimentação do órgão para se adequar a realidade digital do mundo, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que o INSS atua na operacionalização dos direitos de mais de 50 milhões de brasileiros que fazem parte do Regime Geral de Previdência Social e por ser responsável pela gestão dos serviços previdenciários, lida com um significativo volume de dados que precisam ser coletados, organizados e analisados para a concessão de benefícios.

Um dos grandes desafios da autarquia, atualmente vinculada ao Ministério da Economia, é construir mecanismos para analisar tais dados com mais rapidez e eficiência, garantindo a proteção das informações e a sustentabilidade do sistema. Por isso, os sistemas lançados são muito importantes, pois valorizará a transparência e o fornecimento de serviços públicos de qualidade”, destaca Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *