MEC quer descentralizar investimento em faculdades de ciências humanas, anuncia Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (26), que o Ministério da Educação estuda descentralizar os investimentos em faculdades de ciências humanas. O objetivo, argumenta na postagem do Twitter, é focar em áreas que “gerem retorno imediato ao contribuinte”.
”O Ministro da Educação @abrahamWeinT estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina.” — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro)26 de abril de 2019
Na avaliação do presidente, é preciso “respeitar o dinheiro do contribuinte”. “A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”, disse na postagem.
Importante lembrar que, em entrevista o Estado de S. Paulo, o ministro da Educação já havia criticado o investimento na área de humanas. “Precisamos escolher melhor nossas prioridades porque nossos recursos são escassos”, afirmou.
O MEC, hoje, envia recursos para mais de 60 universidades federais do País. Se efetivamente posta em prática, a redução da verba vai afetar, principalmente, pesquisas na área de humanas.
Da Redação