Juros do cartão de crédito chegam a 350,79% ao ano
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgado nesta segunda-feira (14), a taxa de juros ao ano atingiu 350,79%. Ao mês, a taxa de cartão de crédito está em 13,37%, ou seja, houve aumento de 0,34% em relação a Julho.
Quanto ao cheque especial, a taxa média ficou em 218,17% ao ano e 10,14% mensal. Se comparado a Julho, o aumento foi de 0,04 ponto percentual.
A pesquisa também leva em consideração, além do cheque especial e cartão de crédito, o financiamento de automóveis, financiamento pessoal em bancos, crédito em financeiras e juros efetuados no comércio.
Instabilidade econômica é culpada
Segundo a Anefac, o aumento de juros se deve a instabilidade econômica que o pais está atravessando. Por isso, ocorre maior número de inadimplência. “Este cenário se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores reduzirem a renda das famílias. Agregado a isto, o baixo crescimento econômico, o que deve promover o crescimento dos índices de desemprego”, ressalta a entidade em nota.
A associação aponta que a elevação da Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL) para os bancos deve surgir com novos aumentos nos juros.
No inicio de Setembro, o tributo de 15% passou para 20%. O governo espera arrecadar mais de R$ 747 milhões em 2015 e R$ 3,8 bilhões em 2016 com a alta do tributo.