Previsão de contração do PIB preocupa especialistas

Os prognósticos para o nível de atividade da economia brasileira novamente tiveram queda para 2015 e também para 2016. O cenário foi revelado pelo relatório de mercado, conhecido como focus, uma pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras.

De acordo com os dados, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter uma retração de 2,8%. Essa foi a décima primeira queda seguida deste indicador. Se a expectativa for confirmada, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando a queda foi de 4,35%.

Ano que vem

Em 2016, os economistas das instituições financeiras preveem uma contração de 1% na economia do país. Uma semana antes, a perspectiva era de uma retração de 0,8%.
Caso a previsão vire realidade, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948.

PIB

Vale lembrar que o PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz. Ele serve como termômetro para o comportamento da economia brasileira.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, há poucos dias, que a economia brasileira registrou retração 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores. Com isso, o Brasil entrou na chamada “recessão técnica”, que ocorre quando a economia registra dois trimestres seguidos de queda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.