Governo pode propor idade mínima para trabalhador se aposentar

Informações preliminares indicam que o governo deverá sugerir a idade mínima para aposentadoria em 60 anos (para mulheres) e 65 anos (para homens). No Brasil, a média do piso de idade com que os trabalhadores se aposentam é 57,5 anos, tempo considerado inferior para arcar com os benefícios futuros.

Vale ressaltar que o país está figura uma minoria entre os participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que não estipula uma idade mínima para a aposentadoria.

A tentativa de acelerar as mudanças está relacionada ao objetivo de conter os gastos e reparar o rombo existente nos cofres públicos. Com isso, além do ajuste fiscal previsto para 2015 e 2016, o governo também segue criando medidas estruturais com resultados em longo prazo.

A expectativa é de que as mudanças sejam apresentadas em novembro. Caso elas realmente ocorram, o impacto deve ser sentido apenas futuramente, não afetando trabalhadores que já contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Gastos

Segundo a projeção do governo, as despesas da Previdência vão subir de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 para 8,3% em 2019. Já as receitas, vão cair de 6,1% do total de riquezas produzidas no País para 5,8%. O pagamento das aposentadorias da iniciativa privada deve custar R$ 88,9 bilhões para os cofres públicos. No ano que vem, esse valor deve chegar a R$ 124,9 bilhões.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *