Brasil piora sete posições no ranking internacional de corrupção

O Brasil caiu no ranking internacional de percepção da corrupção divulgado nesta quarta-feira (27) pela organização não-governamental Transparência Internacional. O país sofreu queda em sete posições em comparação ao ano anterior e ocupa o 76° lugar na lista de 2015. O índice aponta a percepção sobre a corrupção do setor público em 168 países.

Na escala que vai de zero (mais corrupto) a 100 (menos corrupto), o Brasil figura com 38 pontos. O país onde a população tem a menor percepção de corrupção é a Dinamarca, que aparece no topo da lista mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo. Em seguida estão a Finlândia e Suécia. Os países com piores avaliações são a Coreia do Norte e Somália.

O Brasil foi quem teve a maior queda, perdendo 5 pontos e descendo 7 posições, para o 76º lugar. O escândalo da Petrobras, atualmente em curso, levou as pessoas às ruas em 2015 e o início do processo judicial poderá ajudar o Brasil a frear a corrupção”, destaca a nota ONG Transparência Internacional.

Detalhes

Segundo a ONG Transparência Internacional define a corrupção é “o abuso do poder ao mais alto nível para beneficiar uns poucos à custa de muitos, causando graves e generalizados danos aos cidadãos individuais e às sociedades. A grande corrupção, frequentemente, fica impune”.

Nos últimos quatro anos, as maiores quedas incluem a Líbia, a Austrália, o Brasil e a Turquia. As melhorias foram registradas na Grécia, no Senegal e Reino Unido.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Brasil piora sete posições no ranking internacional de corrupção

  • 23/12/2017 em 00:09
    Permalink

    gostaria de fazer parte desta ong
    a corrupçao no brasil nos assola ,massacra,escraviza etc
    tenho vondade de entrar na politica mas e suicidio
    partidos estao em estado de potrificaçao

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *