TCU colocou em consulta pública o Manual de Auditoria Financeira

O Tribunal de Contas da União – TCU colocou em consulta pública o recém-finalizado Manual de Auditoria Financeira, que foi inspirado no Acórdão nº 3608/2014 – Plenário, no qual foi estabelecida meta institucional de convergência integral aos padrões e boas práticas internacionais de auditoria financeira para os próximos 12 anos. O órgão aprovou a estratégia para definir as diretrizes e competências legais da auditoria financeira com objetivo de aprimorar a atividade até 2026.

O Manual de Auditoria Financeira será o guia dessa mudança: um instrumento básico para realizar auditorias de forma eficiente e eficaz, com alto padrão de qualidade, credibilidade e profissionalismo. A consulta pública é para obter contribuições sociais para aperfeiçoamento do documento. O TCU espera que sejam encaminhadas sugestões de dirigentes de controle interno, secretários-gerais de controle externo de tribunais de contas, presidentes de conselhos e entidades profissionais ligadas ao tema.

A consulta pública acontece até 30 de março; a revisão e os ajustes finais acontecerão em 30 de maio e a publicação da versão final do Manual será em até 30 de junho. Sugestões ou comentários relacionados ao Manual de Auditoria Financeira devem ser enviados para o correio eletrônico: [email protected].

O que é auditoria financeira?

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o principal objetivo de uma auditoria financeira é obter relatório técnico analítico acerca da razoabilidade das demonstrações financeiras conforme os princípios de contabilidade aceitos. É uma forma de checagem feita por profissional especializado – contador – para constatação dos dados apresentados no balanço financeiro dos órgãos e entidades.

A temática envolve grau considerável de tecnicismo e é regulada pelos tribunais de contas no âmbito da Administração Pública. O material, sendo elaborado pela mais alta corte de contas do País, certamente servirá de embasamento para todos os níveis da esfera pública. Por isso, é fundamental que todos os convocados tragam suas contribuições para aperfeiçoamento do material”, ressalta Jacoby.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *