Planejamento faz pesquisa com servidores para avaliar burocracia no serviço público

Os servidores da Administração Pública Federal participaram de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para avaliar os processos da rotina de trabalho dos órgãos federais. Os servidores tiveram que responder o que os incomoda na burocracia do serviço público. O resultado foi publicado ontem, 22, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Os processos avaliados com maiores percentuais de inadequações foram: o fluxo decisório (tempo até que se tome decisão), manutenção predial, solicitação de equipamentos, instrução processual, movimentação de patrimônio e trâmite de documentos e processos.

Solicitação e transporte de servidores, prestação de contas de diárias e passagens também foram indicadas como de alto grau de necessidade de simplificação e aperfeiçoamento.

“O resultado indica a necessidade de simplificarmos e automatizarmos os procedimentos”, disse o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro.

Na opinião do diretor, esses dados comprovam que os órgãos do Executivo Federal precisam acelerar a adoção do Processo Eletrônico Nacional.

Segundo o ministério, a proposta da pesquisa é revisar processos, simplificando trâmites que impactam a produtividade individual dos servidores e que são barreiras para o atendimento ágil esperado pelo cidadão.

Excesso de procedimentos

A pesquisa realizada tem o nome “O que incomoda na burocracia?”, e essa denominação é ideal para a consulta, conforme opinião do advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

“A burocracia não é um mal em si. O estabelecimento de regras e procedimentos para a realização das atividades auxilia no controle e na realização exata das tarefas. O problema é quando o excesso de procedimentos atrapalha o desenvolvimento das atividades, deixando de ser um auxílio e passando a se tornar um empecilho para a realização dos serviços públicos”, afirma.

Para o professor, o auxílio dos servidores na identificação desses processos complexos é fundamental, uma vez que eles são os responsáveis por sua execução no dia a dia.

“No entanto, é interessante dar voz também aos usuários dos serviços públicos, já que estes possuem uma visão externa dos problemas e que muitas vezes passam despercebidos pelo servidor”, sugere Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

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2 thoughts on “Planejamento faz pesquisa com servidores para avaliar burocracia no serviço público

  • 25/12/2016 em 16:41
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    ninguém decide nesta hora… todos ficam A ESPERA DE UMA SOLUÇÃO…. e se prontificam…
    mas para quê?
    O PROBLEMA É A GESTÃO DO PROCESSO – E UM ADMINISTRADOR PARA VERIFICAR ISTO – É MUITO IMPORTANTE !

    Resposta
  • 25/12/2016 em 16:39
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    casos de cobranças INDEVIDAS – E QUE SÃO LAVRADAS A REVELIA DO CLIENTE ( CASO ANATEL) .NO CASO O CLIENTE SÓ FICA SABENDO QUANDO NÃO CONSEGUE MAIS RETIRAR OS VALORES – MESMO COMPROVANDO QUE OS SERVIÇOS JÁ HAVIAM SIDO PAGOS – E QUE O ERRO FOI DO PROPRIO GRUPO DA ANATEL – SETOR ESTADUAL – E DEPOIS SETOR FEDERAL POR CONSEQUENCIA.
    ESTE CASO ESPECÍFICO CUSTOU A CLIENTE MUITO MAIS DE 20.000 MAIS ADVOGADO.

    Resposta

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