TCU faz acordo de cooperação com o Banco Mundial

O Tribunal de Contas da União – TCU assinou parceria com o Banco Mundial para desenvolver programas de cooperação institucional. O objetivo é a formação de capital humano e aprimoramento das normas de auditoria financeira e de governança no setor público federal e estadual, ou seja, capacitar auditores financeiros no Brasil e na América Latina e elevar esse tipo de análise de contas aos padrões praticados internacionalmente.

Nesse sentido, a Escola Superior Serzedello Corrêa – ISC, do Tribunal, ampliará a oferta de cursos de especialização nessa matéria. Cursos presenciais em outros países serão dados por meio da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores – Olacefs.

“Nossa missão é disseminar conhecimento para a administração pública”, disse o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro.

Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil, enalteceu o papel do TCU como agente fiscalizador neste momento difícil que o País atravessa, e reforçou que a parceria entre as duas instituições será importante para compartilhar conhecimento. Os auditores que participarem das capacitações atuarão mais fortemente na fiscalização dos empréstimos feitos pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, braço do Banco Mundial, aos países latino-americanos e ao Brasil.

Capacitação de servidores

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a capacitação dos servidores é atividade necessária e fundamental para a boa prestação dos serviços públicos.

“Embora os servidores sejam escolhidos por meio de concursos públicos que já atestam a sua capacidade técnica, é importante que esses profissionais estejam em contínuo aperfeiçoamento, mantendo contato com as práticas mais novas e eficientes no trato com a coisa pública”. ressalta.

Assim, o professor explica que para o Estado ter uma boa atuação, eficiente e adequada, os seus agentes públicos devem ser bem treinados, com alto grau de aperfeiçoamento, e dedicar seu tempo de trabalho em prol da coletividade.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *