BNDES criará nova linha de crédito para pequenos empresários

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES deverá lançar em breve um programa de fomento à concessão de crédito para micro e pequenas empresas. A ideia é, além de prover funding, assumir parte do risco das operações de crédito, a fim de ampliar a capacidade de empréstimos dessas instituições. As ações serão desenvolvidas em parceria com instituições de fomento regionais.

Estima-se que o limite máximo de empréstimo seja de R$ 20 milhões, mas a expectativa é que o tíquete médio por operação fique na faixa de R$ 500 mil. Dados do Banco Central mostram que, em abril, o estoque de crédito para micro, pequenas e médias empresas representava 40,6% do total do sistema financeiro. Em 12 meses até abril, essa linha registrou queda de 16,5%, enquanto o crédito total para pessoa jurídica recuou 5,5%.

Desse modo, de acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a abertura de novas linhas de crédito para as micro e pequenas empresas é uma clara tentativa de alavancar a economia nacional a partir da circulação dos produtos e do consumo.

“É certo que o BNDES terá um caminho longo de estudo e modelagem desse novo sistema, considerando que o Banco possui know-how em operações maiores, voltadas a grandes empreendimentos”, explica.

Avaliação de riscos

Conforme o professor, nesse trabalho, as instituições de fomento regionais terão um importante papel, não apenas no sentido de apresentar modelos viáveis de contratações, mas de auxiliar na avaliação de risco das operações realizadas pelo BNDES.

“Em breve, o BNDES deverá divulgar como a concessão de crédito será operacionalizada e faremos uma melhor avaliação”, afirma Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *