Noite de jogos cresce em popularidade: conheça as principais escolhas

Atualmente existem diversos programas de entretenimento, mas poucas opções ganharam tantos adeptos nos últimos anos quanto a noite de jogos. É verdade que a internet não para de crescer e existem inúmeros games e modalidades de todos os tipos disponíveis, mas aqui será possível conhecer algumas das principais escolhas para animar qualquer encontro entre amigos.

Avalon é um jogo simples de aprender que garante horas de diversão

Desenvolvido pelos mesmos criadores do clássico The Resistance, considerado uma das melhores opções de 2021, a variante The Resistance: Avalon é um jogo de dedução social ambientado durante a Inglaterra medieval, onde os jogadores se tornam membros da mesa redonda do rei Arthur e precisam cumprir missões.

Embora todos os jogadores se apresentem como nobres e valorosos cavaleiros, pelo menos alguns deles na verdade mentirão sobre suas identidades reais e atuarão em segredo como lacaios do terrível feiticeiro Mordred, que pretende sabotar as importantes tarefas.

Cada rodada de Avalon tem os participantes votando na escolha de companheiros do líder atual, com a equipe escolhida decidindo se a missão em questão será ou não bem-sucedida.

Se a maioria concordar com as opções do líder, os jogadores secretamente decidem jogar uma carta de sucesso ou fracasso, com o destino da tarefa sobre os ombros do grupo.

Depois das cartas jogadas é revelado o resultado e se com três sucessos o lado bom vence, com três falhas é o lado mau que sai vitorioso.

Pode parecer simples a princípio, mas além de toda a questão de engenharia social e debates calorosos sobre quem está ou não dizendo a verdade também é possível adicionar cartas especiais com poderes únicos, como o mago Merlin, que sabe quem são os espiões de Mordred, mas precisa falar em enigmas para não ser descoberto e eliminado.

Além da incrível influência das lendas arturianas que tornam tudo mais divertido, o fato de o jogo contar com um limite de missões e objetivos claros faz com que as sessões corram rápido e mesmo grupos grandes podem se divertir muito com as diversas possibilidades que ele oferece.

Poker é uma das opções mais populares

Com mais de 10 milhões de entusiastas, o Brasil é um grande polo do poker e não é surpresa que o esporte das cartas seja uma das opções favoritas para uma noite de jogos entre amigos.

Diferente de outros jogos que serão mencionados aqui, com destaque especial para os grandes board games, o poker necessita de poucas peças e equipamentos, motivo pelo qual vale a pena investir nas melhores cartas possíveis.

A principal questão que deve ser levada em conta sobre as cartas é o fato delas serem feitas totalmente de plástico ou apenas contarem com revestimento desse material resistente.

A maior parte delas é elaborada em papel e apenas revestida de plástico, o que pode diminuir o preço, mas também faz com que sejam pouco resistentes e enruguem muito mais rápido.

Já as cartas profissionais (feitas inteiramente de plástico) são um pouco mais caras, mas compensam o preço inicial de aquisição por contarem com uma duração inúmeras vezes maior que as versões de papel.

Considerando que as noites de poker sempre são uma ótima opção para reunir a galera, vale a pena investir em um baralho que dure anos.

Photo

Jogos de tabuleiros com diversas peças contam com alto investimento e muita diversão

Além de jogos como Avalon e poker, que precisam de pouco mais de um baralho e algumas fichas para serem jogados, existem títulos de tabuleiros (os famosos board games) que contam com inúmeras peças e expansões disponíveis.

Um dos mais famosos é o Ticket to Ride, que envolve utilizar diversas peças e cores de vagão para tentar construir linhas de trem de uma maneira pré-definida no início do jogo.

Outro game que possui muitas expansões é o incrível Eldritch Horror. Com inspiração no clássico Cthulhu Mythos do autor H. P. Lovecraft, esse título cooperativo para até oito pessoas tem como missão fazer com que os jogadores desvendam uma série de mistérios enquanto enfrentam as forças ocultas do Mythos.

Os participantes em Eldritch Horror podem escolher entre uma série de personagens diferentes, cada um com seu próprio conjunto único de habilidades e histórias pessoais, que viajarão por tundras congelantes, templos ocultos e dimensões alternativas para impedir a chegada dos Antigos.

A versão original já proporciona dezenas de horas de diversão para os fãs, mas as diversas expansões disponíveis, como Sob as Pirâmides, Terras Oníricas e Sinais de Carcosa, adicionam novos elementos e desafios que fazem com que tudo fique muito mais rico e emocionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *