Principais noticias dos jornais nacionais de Domingo 2 de Abril de 2017
Manchete do jornal O Globo: Jovens reinventam trabalho
Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Maduro pede e Justiça suspende intervenção
Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Aposentadorias especiais são maioria nos Estados
Aliados querem que PMDB assuma ônus de votações de reformas, diz a Folha
Líderes e ministros da base aliada levaram ao Planalto reclamações sobre o comportamento do PMDB diante das reformas apresentadas pelo governo Michel Temer –em especial a da Previdência.
Políticos de siglas como PSDB, DEM, PP, PR e PRB cobram um compromisso público do partido de Temer em favor dos projetos de interesse do Planalto.
Integrantes da base de Temer dizem que o PMDB não tem demonstrado “unidade” pela aprovação de projetos como o da terceirização e nas discussões da reforma da Previdência, o que poderia estimular traições em outros partidos da coalizão governista.
A crise de representatividade é o título de editorial no Estadão
Há quase um ano, a Câmara dos Deputados, ao acolher o pedido de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, expôs ao País a baixa qualidade da atual representação parlamentar. Não pelo resultado – ansiado pela maioria dos brasileiros –, mas pelo tom pitoresco, por vezes humorístico, adotado por cada parlamentar ao anunciar seu voto. Durante quase dez horas de sessão, o Brasil assistiu aos breves pronunciamentos de 504 dos 513 deputados, tempo suficiente para patentear a distância entre eleitos e eleitores, evidenciando o que se convencionou chamar de “crise de representatividade”. A mediocridade dos parlamentares humilhou a Nação.
A chaga da corrupção exposta em quase todas as esferas do poder público – contrária à natureza íntegra que caracteriza a imensa maioria do povo brasileiro – também contribui decisivamente para este descolamento. A cada novo escândalo que vem à luz é como se os brasileiros honestos sentissem as fraturas que, pouco a pouco, fragilizam as fundações de nossa democracia.
PT tenta sair das cordas para ter Lula como candidato em 2018, diz O Globo
Da transposição do Rio São Francisco feita por Lula na mesma cidade do interior paraibano em que Temer fez evento oficial, o petista conseguiu reunir milhares de pessoas e marcou a largada de um extenso roteiro que pretende cumprir. Este mês, o ex-presidente fará um ato pela soberania nacional em Ouro Preto (MG), e outros três estão sendo programados para abril.
— A maior onda contra o Lula já passou, mas a onda contra os outros está só começando. Lula está com muito prestígio com o povo. O governo dele deixou saudade. Este governo que está aí encampa todas as maldades que a elite brasileira queria fazer. O povo olha e fala: não dá — diz o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP).
Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises