Pintura de Picasso foi encontrada nos Estados Unidos empacotada pela Fedex e estimada em 30 euros. Por Pierre Pichoff

Em dezembro do ano passado, em meio a pacotes de presentes natalinos, um deles com valor rotulado de 30 euros e uma mensagem de Feliz Natal chamou atenção da aduana americana. Tratava-se da pintura cubista “La Coiffeuse” de Pablo Picasso, desaparecida em 2001, do museu Georges Pompidou em Paris.
Surpresas, as autoridades judiciais de Nova Yorque concluíram que realmente tratava-se de um presente de natal muito mais valioso que os 30 euros que a caixa marcava, mas “um tesouro perdido”.
Com valor estimado em alguns milhões de dólares, o La Coiffeuse foi mandado por FedEx, em pacote comum, da Bélgica para os Estados Unidos em 17 de Dezembro de 2014 com a descrição « Art Craft/30 €/ Feliz Natal » o pacote deixava parecer ser apenas mais um presente de natal. O promotor dos EUA para o Distrito Leste de Nova York, responsável pelo caso, Loretta Lynch, não revelou o destinatário.
A pintura cubista « La Coiffeuse » pintada em 1911 é de propriedade do estado Frances e tinha desaparecido do museu «Centre Georges Pompidou em Paris em 2001. O furto foi descoberto depois de um pedido de empréstimo. Frise-se que até então os funcionários do museu não haviam dado conta do sumiço do valioso quadro…
A última vez que a obra foi vista publicamente foi em Munique, durante uma exposição pela Kunsthalle der HypoKulturstifung.
.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *