Ver um Rembrandt: instituição na Holanda ajuda doentes terminais a realizar seus desejos 

Uma associação holandesa que conta com duzentos voluntários com formação médica, realizam os últimos desejos de pacientes incuráveis e terminais, o processo são feitos em ambulâncias especialmente desenvolvidas e adaptadas para atender essas pessoas que almejam concretizar seus últimos sonhos.

No dia 3 de março, três pacientes em fase terminal, foram para Amsterdam para ver uma retrospectiva de Rembrandt exibido nas galerias Rijksmuseum. Na frente de uma centena de obras do mestre flamengo, eles foram guiados pelas explicações de um guia privado. Imagens desta visita foram transmitidas nas redes sociais e no site de compartilhamento Reddit, antes de serem propagadas nas mídias europeias.

Citado pelo jornal holandês Het Parool, o marido de uma paciente disse que a sua esposa tinha “amado” esta excursão. O Diretor de Ambulance Wens, explicou que o propósito de sua ação é de permitir que os pacientes esqueçam a sua dor diante do poder da arte: “Por um momento, o paciente deixa do lado a doença, e vive um dia inesquecível. ”

Seis mil desejos em oito anos

O Jornal Alemão Bild informou que o fundador da associação, Kees Veldboer, teve a idéia de criar a Ambulance Wens, em 2007. Ele era motorista de ambulância, e na época estava transportando um doente em fase terminal, e ficou emocionado por sua alegria quando eles passaram na frente de navios de um porto holandês.

Oito anos após a sua criação, a associação voluntária afirma que eles realizaram seis mil desejos de pessoas com doenças terminais. Nos próximos meses, já existem 292 projetos para serem realizados, um deles é ver os golfinhos, e outra é ir na apresentação musical do Billy Elliot.

Uma doença terminal pode ser demorada e angustiante. Um sonho se não for curar o paciente, irá pelo menos pausar e atenuar a dor, como uma preparação idílica para o próximo passo, o mais assustador e desconhecido da vida.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *