Em 2050, apenas um de cada três habitantes terá acesso a água, diz ONU

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, em 2050, dois terços da população mundial sofrerão falta de água, devido ao uso excessivo de recursos hídricos nas lavouras para produção de alimentos. Em Daegu, Coreia do Sul, teve inicio, neste domingo (12), o sétimo Fórum Mundial de Água (FMA), promovido pelo Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no qual representantes de diversos governos elaborarão um documento sobre o futuro com segurança hídrica e alimentar.

Atualmente, a FMA calcula que cerca de 40% da população já sofrem falta de água. O uso excessivo de água é consequência de algumas práticas incorretas. entre elas o uso da água subterrânea consumida na produção de alimentos e agriculturas. Além disso, o aumento da população, principalmente em algumas regiões como Ásia Meridional e Oriental, Oriente Médio, África do Norte e a América do Norte e Central, contribuiu para um crescimento desregrado tanto na agricultura, quanto na indústria, com um crescimento urbano acentuado, que acabou convergindo pela contaminação das fontes de água.

A FAO faz um apelo aos governos de todo o mundo  para que atuem para assegurar que a produção agrícola, pecuária e de peixes seja feita de forma sustentável e que ajudem a preservar os recursos hídricos. “As seguranças alimentar e hídrica estão estreitamente ligadas”, declarou o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.Ele defendeu uma agricultura centrada na sustentabilidade mais do que na rentabilidade imediata.

“Acreditamos que com o desenvolvimento dos enfoques locais e os investimentos adequados, os líderes mundiais podem assegurar que haverá volume suficiente, qualidade e acesso à água para garantir a segurança alimentar em 2050 e mais além”, frisou Braga.

De acordo com a FAO, no ano de 2050 haverá necessidade de 60% a mais de alimentos no mundo, sendo assim, a agricultura ainda será a maior consumidora de água. Com o aumento populacional até 2050, a agricultura e principalmente o pequeno agricultores vão ter que se adaptar a meios sustentáveis através de tecnologias e das práticas de gestões para aumentar a produção, mesmo com disponibilidade limitada de terra e de água.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *