Hoje, o dia terá um segundo a mais!

Hoje, o dia terá um segundo a mais. Este segundo a mais vai sincronizar a velocidade de rotação da terra, que está mais lenta, com a hora oficial. Apesar de não causar alteração na vida das pessoas, se o ajuste não ocorresse, haveria um colapso em sistemas de comunicação e bancários, por exemplo.

No Brasil, o ajuste ocorre, pontualmente, às 20h59m59s, hora de Brasília. Já pelo horário de Greenwich (GMT), hora padrão da Terra, o segundo será adicionado às 23h59m59s.

Apesar de não haver uma precisão, o fato acontece, mais ou menos, a cada 18 meses para ajustar rotação da Terra ao tempo atômico, conhecido como “segundo bissexto”. Desde 1972, foram realizadas 26 correções, embora pequenas, mas de grande significado para a população mundial.

Se este segundo não fosse incorporado ao horário, além de ocorrer interferência na internet e redes de comunicação, causaria confusões também no mercado de ações. Em um segundo de inatividade, a economia mundial perderia até US$ 4,6 milhões de dólares.

Deste fato tiramos que, mesmo com as mais altas tecnologias, às vezes temos que nos curvar ao tempo. Ou aquilo que entendemos por tempo.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *