Hoje, o dia terá um segundo a mais!

Hoje, o dia terá um segundo a mais. Este segundo a mais vai sincronizar a velocidade de rotação da terra, que está mais lenta, com a hora oficial. Apesar de não causar alteração na vida das pessoas, se o ajuste não ocorresse, haveria um colapso em sistemas de comunicação e bancários, por exemplo.

No Brasil, o ajuste ocorre, pontualmente, às 20h59m59s, hora de Brasília. Já pelo horário de Greenwich (GMT), hora padrão da Terra, o segundo será adicionado às 23h59m59s.

Apesar de não haver uma precisão, o fato acontece, mais ou menos, a cada 18 meses para ajustar rotação da Terra ao tempo atômico, conhecido como “segundo bissexto”. Desde 1972, foram realizadas 26 correções, embora pequenas, mas de grande significado para a população mundial.

Se este segundo não fosse incorporado ao horário, além de ocorrer interferência na internet e redes de comunicação, causaria confusões também no mercado de ações. Em um segundo de inatividade, a economia mundial perderia até US$ 4,6 milhões de dólares.

Deste fato tiramos que, mesmo com as mais altas tecnologias, às vezes temos que nos curvar ao tempo. Ou aquilo que entendemos por tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.