Chineses acabam com embargo a navios de grande porte

A China anunciou hoje que irá permitir navios gigantes, com capacidade para 400 mil toneladas, nos portos do país, oficialmente. Com a decisão, o país encerra mais de três anos de embargo, que havia afetado principalmente o transporte de minério da brasileira Vale.

Quatro portos, Qingdao, Dalian, Tangshan Caofeidian e Ningbo, serão autorizados a receber os cargueiros depois que eles atendam alguns requisitos técnicos, disse o órgão chinês de planejamento, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Os navios gigantes da Vale, conhecidos como Valemax, que foram projetados para cortar custos de frete marítimo entre Brasil e China, foram barrados pelo governo de Pequim no início de 2012 sob a alegação de preocupações com segurança.

Uma porta-voz da Vale não quis comentar a mudança das regras.

Carla Machado

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, onde trabalhou na produção de conteúdo interno e externo e no atendimento à imprensa, e em jornal, revista e site, nos quais foi repórter. No dia 22 de maio de 2014, recebeu o prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, pela categoria Melhor Série de Reportagem, com a série #Brasíliaquerandar, do Jornal de Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *