Exoesqueleto dá força de super-herói ao homem

Um revolucionário exoesqueleto está transformando trabalhadores em super-heróis. Como no filme O Homem de Ferro, a tecnologia do Dubbed Robo-Mate adiciona uma super força aos braços, costas e pernas, permitindo que pessoas levantem dez quilos como se fosse apenas um. O esperado é que os usuários consigam realizar tarefas e manobras complexas que necessitem do cérebro humano mas a força de um robô.

Especialistas dizem que trabalhos manuais como a construção ou desmantelamento de um carro, que geralmente desgastam e lesionam o corpo humano, poderiam ser realizadas com segurança quando o Robo-Mate chegar ao mercado. O trabalho está programado para continuar em desenvolvimento até 2016.

O design intrincado faz com que os módulos dos braços mecânicos sejam ativamente apoiados e espelhados nos braços do usuário por isso sente-se apenas um décimo do peso real do objeto. O suporte que apoia os braços impede a torção da coluna vertebral e o deslocamento dos discos enquanto os pesos são levantados.



Já nas pernas, os módulos servem de apoio para a face interna das coxas agindo como um assento enquanto agachado, fazendo com que a carga não exija força adicional.

A tecnologia pioneira € 3 milhões, desenvolvido em Stuttgart, na Alemanha, foi revelado no mês passado pela empresa de robótica Fraunhofer IAO depois de dois anos de desenvolvimento.


O Robo-Mate será ótima ferramenta de apoio aos trabalhadores de produção mantendo-os saudáveis e facilitando a execução de suas tarefas.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *