NASA descobre planeta semelhante à Terra 1.400 anos-luz de distância

A NASA encontrou mais um planeta semelhante à Terra, com zona habitável de uma estrela semelhante ao sol. O recém-descoberto Kepler-452b é o menor astro já descoberto a uma distância que permitiria existir água líquida na superfície, e potencialmente vida.

Apesar de ter um diâmetro 60% maior que a Terra, o Kepler-452b é bastante parecido com nosso planeta: ele tem um ESI (Índice de Similaridade com a Terra) de 83%. O número leva em conta o diâmetro do exoplaneta, sua densidade, campo gravitacional e temperatura da superfície.

“Enxergamos no planeta uma oportunidade substancial para a vida surgir. Ele tem todos os ingredientes e as condições de vida necessárias”, apontou o representante do Centro de Pesquisa da NASA, Jon Jenkins.

A órbita do Kepler-452b é apenas 5% mais longa, com 385 dias. O planeta está 5% mais longe da sua estrela-mãe (Kepler-452) do que a Terra está do Sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carla Machado

Carla Machado

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, onde trabalhou na produção de conteúdo interno e externo e no atendimento à imprensa, e em jornal, revista e site, nos quais foi repórter. No dia 22 de maio de 2014, recebeu o prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, pela categoria Melhor Série de Reportagem, com a série #Brasíliaquerandar, do Jornal de Brasília.