Astronautas provam e aprovam alface “espacial”

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) colheram e comeram, pela primeira vez, uma alface produzida no espaço. De cor avermelhada, a folha foi cultivada dentro de uma caixa especial de crescimento de plantas chamada Veg-01. Ela foi levada a bordo da nave SpaceX Dragon na última segunda-feira (10). Para os pesquisadores da Nasa, o “cardápio” inovador é mais um importante passo para permitir missões tripuladas a Marte.

A agência espacial norte-americana afirma que “jardinar no espaço” pode “fazer parte da vida em uma estação espacial ou no futuro em Marte”.

“Há evidências de que alimentos frescos, como tomate, frutas vermelhas ou alface vermelha são boas fontes de antioxidantes”, afirmou o pesquisador-chefe da Nasa, Ray Wheeler.

Para ele, “ter alimentos frescos, como a salada no espaço, poderia ter impacto positivo na vida dos astronautas”. Por enquanto, as frutas e vegetais frescos chegam por abastecimento aos tripulantes e não ficam guardadas por um longo tempo.

Enquanto as pesquisas quanto às saladas espaciais seguem, os astronautas se divertem com a novidade. “Ela é, tem um gosto parecido da rúcula”, disse o astronauta Scott Kelly, que também twittou: “uma pequena mordida para o homem, uma gigantesca refeição pelo ‘Veggie’ da Nasa”.

Pierre Pichoff

Escritor, colabora para diversos veículos de comunicação no Brasil, como O Estado do Maranhão e o Matheus Leitão News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *