Menino de oito anos recebe transplante de mãos nos EUA

Um menino de oito anos tornou-se a pessoa mais nova do mundo a receber um transplante duplo de mãos, nos Estados Unidos. Zion Harvey, de Baltimore, em Maryland, recebeu o transplante no início do mês, no Hospital Infantil da Filadélfia. Na última terça-feira (28), a criança esteve presente em uma coletiva de imprensa mostrar os resultados da operação. Aos jornalistas, ele descreveu a sensação de acordar com as novas mãos como “estranho no princípio, mas depois bom”.

O transplante reuniu uma equipe médica de 40 pessoas e demorou cerca de 11 horas. “Ele acordou sorrindo”, afirmou o médico que dirigiu o programa de transplante, L. Scott. “Não houve um grito, uma lágrima ou uma reclamação”, acrescentou.

Aos quatro anos de idade, Zion foi obrigado a amputar as mãos e os pés, por ter contraído uma infeção grave. A falência de múltiplos órgãos forçou a amputação dos membros e, também, ao transplante de um rim.

Segundo os médicos, Zion terá de permanecer no hospital durante algumas semanas para reabilitação física. O hospital garantiu ainda que não irá cobrar à família quaisquer custos, para além dos que podem ser cobertos pelo seguro de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carla Machado

Carla Machado

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, onde trabalhou na produção de conteúdo interno e externo e no atendimento à imprensa, e em jornal, revista e site, nos quais foi repórter. No dia 22 de maio de 2014, recebeu o prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, pela categoria Melhor Série de Reportagem, com a série #Brasíliaquerandar, do Jornal de Brasília.