Brasil abriga mais sírios do que europeus

Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 sírios foram abrigados no Brasil de 2011 até agosto deste ano. O número é superior ao dos Estados Unidos (1.243) e ao de países no sul da Europa, como a Grécia (1.275), Espanha (1.335), Itália (1.005) e Portugal (15). Os números foram divulgados pela BBC Brasil.

Desde o início da crise humanitária na Síria, apesar da distância de 10 mil quilômetros entre um país e outro, o governo brasileiro vem mantendo um posicionamento diferente da de muitos países europeus em relação a refugiados sírios.

Há aproximadamente dois anos, o Conare publicou uma norma que facilita a concessão de vistos a imigrantes daquele país. Por isso, desde então, boa parte dos sírios escolhem o Brasil para escapar da miséria, violência e perseguições.

No Ministério das Relações Exteriores, o número de vistos concedidos por mês a cidadãos sírios em apenas uma das embaixadas brasileiras no Oriente Médio é hoje quatro vezes maior do que antes do início da crise, em 2011, afirma a BBC Brasil.

Agora, a emissão do documento está por conta, principalmente, aas embaixadas brasileiras em Beirute (Líbano), Amã (Jordânia) e Istambul (Turquia). A representação diplomática em Damasco (Síria) foi fechada em 2012 por motivos de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carla Machado

Carla Machado

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, onde trabalhou na produção de conteúdo interno e externo e no atendimento à imprensa, e em jornal, revista e site, nos quais foi repórter. No dia 22 de maio de 2014, recebeu o prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, pela categoria Melhor Série de Reportagem, com a série #Brasíliaquerandar, do Jornal de Brasília.