Brasil tem economia mais fechada do G20

De acordo com dados da Câmara do Comércio Mundial (ICC), o Brasil é o país mais fechado para o comércio exterior dentro do G20. O levantamento aponta que a economia recebeu nota 2,3 neste ano, de uma escala até seis, ficando atrás apenas da Argentina e Índia.

A avaliação do Brasil, no entanto, subiu levemente em 2013, na última pesquisa do ICC, quando o país levou nota 2,2.

Evolução

Entre as 20 economias, 14 mostraram evolução com relação a abertura de mercado. Rússia, Canadá e Coreia passaram do nível de “abaixo da média” para “dentro da média”. Os países aumentam a importação.

G20 tem média baixa

A pesquisa apontou também as economias do G20 “não estão conseguindo demonstrar liderança global na abertura comercial”.

De acordo com o levantamento, os países do G20 têm níveis abaixo da média mundial, com apenas a Alemanha entre os 20 maiores mercados do mundo. O índice global de abertura de mercado marcou 3,7 em 2015.

Hoje, ministros das finanças do G20, entre eles o chefe da Fazenda, Joaquim Levy, se reúnem em Ancara, na capital turca, para debater assuntos que envolvem as economias, especialmente a turbulência na economia chinesa.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *